terça-feira, 14 de junho de 2005

Batman Begins é o melhor filme de Christopher Nolan. Também é o melhor de todos os Batmans, que me perdoem os fãs das crias de Burton. Tenho de dizer que não gosto muito dos dois que Burton dirigiu, então dá pra relativizar o meu entusiasmo com esse novo (um duas estrelas convicto). Lia muito os gibis do Batman nos meus anos de faculdade, conhecia bem as histórias, o personagem. Agora tudo é meio nebuloso na minha memória. O que me parece, sobretudo, é que Nolan fez o Batman mais fiel ao que foi criado por Bob Kane. Mas não é por isso que o filme é bom. Uma conjunção de fatores o fazem: desde a melhor interpretação do outrora insuportável Christian Bale, até a presença luminosa de Katie Holmes. Mas também porque Nolan tenha abandonado a vontade de ser "autor", na pior acepção do termo, servindo ao filme como um competente artesão (foi também co-roteirista). O vilão é o mais sombrio da série, o que talvez justifique a quase ausência de humor. É de longe o filme menos humorado da série. Na época do primeiro Batman, achei que o humor que surgia, principalmente pelo talento de Jack Nicholson, lutava contra o que Tim Burton queria: uma caracterização lúgubre envolvendo um personagem carregado de sentimento de morte. Nesse novo, a ênfase nesse aspecto nem é tão forte, mas é fortalecida pelos ideias do sinistro vilão, o que confere uma unidade surpreendente ao filme. Descontados alguns momentos didáticos, outros de um academicismo berrante, um divertido filme se impõe.