domingo, 27 de abril de 2008

A foto acima é do único grande episódio de Sobre Cafés e Cigarros, reunião de curtas realizados durante 17 anos por Jim Jarmusch. Nele, Alfred Molina e Steve Coogan representam eles mesmos em um encontro marcado por soberba, ambição, farsa e desconfiança, e arrasam. O momento em que uma jovem pede autógrafo a Coogan sob o olhar resignado de Molina é fantástico. Eu achei que o celular ia tocar, e temia por um desfecho óbvio que não veio. O toque do celular mostra um lapso de concentração, e também uma boa virada na relação dos dois.

Os outros curtas variam do bom (Bill Murray, Steve Buscemi, Roberto Benigni) ao tedioso (Iggy Pop e Tom Waits - que cuirosamente eu já tinha visto duas vezes), com vários razoáveis, principalmente os do meio.

Interessante notar que como os curtas giram sempre em torno de conversas em cafés e quetais, o mais importante é o desempenho do ator. Isso faz com que Steve Buscemi conte uma manjada lenda sobre Elvis Presley e seja ainda engraçado. Ou que a presença de Bill Murray seja permeada pelo absurdo reforçado por sua representação. Também faz com que Iggy Pop seja ridículo enquanto Tom Waits é o máximo do cool, mas não consegue salvar um diálogo bobo feito para brincar com a carreira deles.

Minhas cotações para os filmes de Jim Jarmusch:

Estranhos no Paraíso (Stranger Than Paradise, 1984) * * * *
Daunbailó (Dawn by Law, 1986) * * *
Trem Mistério (Mistery Train, 1989) * *
Noite Sobre a Terra (Night on Earth, 1990) * * *
Dead Man (1995) * * * *
Year of the Horse (1997) * * *
Ghost Dog: The Way of the Samurai (1999) * * * *
Int.Trailer.Night (ep. de Ten Minutes Older: Trumpet, 2002) * * *
Sobre Cafés e Cigarros (Coffee and Cigarettes, 2003) * *
Flores Partidas (Broken Flowers, 2005) *

---Meu preferido é Ghost Dog. Desnecessário apontar o que eu menos gosto.