quinta-feira, 6 de março de 2008



É, por mais que eu goste de Os Indomáveis, a versão do James Mangold, ela não chega aos pés da versão original, de Delmer Daves, que foi chamado no Brasil de Galante e Sanguinário. Não gosto muito de comparar remake com original, ou duas adaptações diferentes de um mesmo livro. Mas isto aqui é simplesmente um blog, espaço livre para associações que me derem na telha. O ponto forte do filme atual, que é a contaminação do faroeste clássico americano pelo western spaghetti (as terminações foram propositais) - a frase "moral não tem nada a ver com isto" não está no filme à toa -, se revela pouco quando vemos a precisão com que Daves constrói a ligação entre o herói e o bandido, em noções bem grosseiras que o filme faz questão de desmistificar. Basta um plano (resumido na terceira foto de cima para baixo), próximo do final de Galante e Sanguinário, para nos ratificar da arte da sugestão e da economia de informação. Como dois elementos fortes não podem brigar em cena, Daves faz com que a mulher recém-chegada entre em cena bem na frente do amigo frágil que aparecia enforcado no saguão do hotel. Um plano magistral, como outros que Daves, diretor sempre subestimado, criou para o filme. Muitos podem argumentar que os planos vieram da cabeça do diretor de fotografia, Charles Lawton Jr., e é bem possível que isso tenha acontecido. Mas lembro de planos semelhantes nos anteriores A Casa Vermelha e Flechas de Fogo, e no posterior A Árvore dos Enforcados, todos filmes que tiveram diferentes diretores de fotografia - ao contrário do excelente Jubal, que teve o mesmo Lawton Jr. Para ficar só nos que eu lembro de terem me impressionado pela plasticidade funcional de alguns planos. Talvez esteja mais do que na hora de algum tipo de retrospectiva desse diretor.
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em tempo: Russel Crowe talvez seja melhor que Glenn Ford, tecnicamente (e eu preciso rever vários filmes com Ford para me certificar disso); mas Christian Bale, que melhorou bastante de Velvet Goldmine até hoje, empalidece feio diante de Van Heflin.