quinta-feira, 10 de janeiro de 2008


XXY (2007), de Lucia Puenzo * *
O primeiro longa da filha de Luiz Puenzo (de A História Oficial) tem ótimos momentos quando centra-se na relação entre a filha de Ricardo Darin e o filho de German Palacios. Infelizmente, a diretora insiste em deixar claro a todos que está ali para fazer poesia em imagens, e algumas cenas beiram o constrangedor pelo que há de excesso no cálculo. Um belo exemplo é a que acontece logo no primeiro quarto de filme, a menina deitada na cama, com a janela de seu quarto dando para o mar (como podemos ver na principal foto de divulgação), pega um livro, tira a pena que marcava a página, diz uma frase profunda - e que tem relações com o drama que ela vive - enquanto um lagarto (ou camaleão?) de estimação passeia pela sua perna. A diretora insiste em destacar o lagarto, como se quisesse provar à qualquer custo que aquela família, ou pelo menos parte dela, é exótica. Existem outros momentos desse tipo, ainda que não tão gritantes. O filme, talvez até por ser calculado demais, deve fazer sucesso no circuitinho artístico. Estou quase certo de que vi o curta dela (Los Invisibles), mas não lembro nem como é, nem se gostei.
--------------------------------------------------
em tempo: aos poucos vou retomando a lista de links como ela estava no final do ano passado. Se possível, ampliarei a lista nos próximos dias. Quem descobrir que teve seu link suprimido, por favor, me contacte pelo email sealpendre@gmail.com. Com a mudança do template, a lista voltou a ser a de um tempo atrás, sem que eu pedisse. Mas não posso me queixar, ao menos com o novo template eu escolho as fontes...
em tempo 2: BBB8. Torcida declarada para Marcelo, um sósia abobalhado do vocalista do Gentle Giant (Derek Shulman), e para o Felipe, que é meio moleque bobo, mas parece ser boa gente. Do lado das mulheres, torço para as duas que eu achei bonitas: Gyselle e Juliana (ok, um pouco de machismo não faz mal a ninguém). Não parecem bater bem da cuca, mas ninguém é perfeito, não é mesmo? Tem a Thalita também, que parece ter mais miolos, mas eu ainda não descobri qual é a dela. Engraçado foi ver Marcelo caidinho pela Gyselle. Ele nem consegue disfarçar.