quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Bem-vindos ao novo Chip Hazard

Alguns esclarecimentos antes de seguir em frente:

1) A proposta. A visitação deste blog certamente aumentou desde o início da Paisà. Por isso, muitos leitores não devem saber com que propósito eu comecei a escrever aqui, em fevereiro de 2004. Naquela época, queria escrever mais para a Contracampo, mas o trabalho não deixava. Precisava praticar, já que a escrita pode enferrujar e eu lamentava não ter a mesma verve jornalística que tinha no colégio ou na faculdade (sim, era um ótimo aluno, e meu conhecimento de língua portuguesa era maior). Desde o final de 2005, meu ofício principal é ser crítico de cinema. Portanto, o blog, mais do que nunca, é necessário como o lugar onde as idéias podem ser elaboradas, melhoradas, descartadas, revisadas, o que for. Um blog esboço. Um blog laboratório. Nunca acreditei no Chip Hazard como um espaço de crítica de cinema. Sempre achei que sua vocação, ou melhor, a vocação de qualquer blog, é servir como propulsor, catalisador ou espaço embrionário de reflexões (que existiriam concretamente e melhor desenvolvidas em outro lugar). Obviamente, "regras" podem ser quebradas, e não será difícil eu tentar algo mais ambicioso por aqui. Mas quero deixar bem claro que não é a minha intenção inicial, apesar de não ser intenção também fechar as portas para qualquer coisa que possa enriquecer a leitura.

2) Comentários. Espero que os visitantes que tinham o hábito de comentar aqui não se sintam ofendidos com a supressão do espaço. Discordo radicalmente dos que argumentaram que o espaço de comentários é a área nobre, a razão de ser de um blog. Meus comentários em outros blogs (que continuarão existindo, já que esta é uma opção puramente pessoal), raramente me parecem essenciais, assim como 90% dos comentários em qualquer blog que eu conheça. Quanto maior a visitação do blog, maior a incidência de comentários supérfluos. O que não quer dizer que eu me divirta com eles, e seja parte de tudo. Só estou combatendo a opinião de que os comentários são a razão de ser de um blog. Não são, nunca serão. São espaços divertidos, que muito de vez em quando podem acrescentar, mas não são essenciais para nada. Mesmo as possibilidades de discussão podem existir de outra maneira (com textos de outros blogs que linkem a outros textos, emails no cabeçalho de cada post, encontros com leitores - que são de longe as respostas mais interessantes que eu recebi nestes quase quatro anos como blogueiro de cinema... ). Mas confesso que o estopim para que eu tomasse as decisões foram os anônimos que vira e mexe aparecem com comentários ofensivos (se bem que entrar como anônimo me parece sempre a maior ofensa). Não quero acionar a moderação de comentários porque sempre achei um saco ficar censurando, ou mesmo controlando a freqüência, além de que a idéia de ficar de plantão quando um comment aparece se assemelha ao apocalipse para mim. Prefiro cortar logo o espaço, e admitir que não é uma posição irreversível, mas apenas uma experiência. Eu mesmo sinto falta dos comments, e não me surpreenderia se eles voltarem ainda neste semestre. Em tempo: muito raramente recebo esse tipo de comentário. A decisão visa o futuro, já que pretendo postar muito mais em 2008.

3) Interação. O e-mail sealpendre@gmail.com existe há muito tempo como back-up de arquivos importantes, mas agora eu resolvi dar uma função mais nobre para ele, que servirá como espaço aberto para quem quiser se manifestar, discordar, me xingar, qualquer coisa está valendo. Sempre que algo interessante aparecer, eu publico em um post, ok? Sou aberto a críticas, e os que me conhecem sabem disso. Continuarei receptivo aos que gostam de comentar os posts quando me encontram. Sempre achei que o diálogo olhos nos olhos vale muito mais do que qualquer outra interação, mesmo com a característica mais tateante da linguagem verbal. Os que moram longe, ainda tem o espaço do e-mail. Mas eu nunca descarto encontros possíveis num futuro bem próximo. Será sempre um prazer.

Bem, era isso o que eu tinha para dizer. Espero que gostem do novo Chip Hazard, e aceitem a minha vontade de experimentar por aqui.

Feliz 2008 para todos.