quarta-feira, 10 de novembro de 2004

Filmes vistos na repescagem:

Conversaciones com Mamá – Santiago Carlos Oves 0
Devo fazer pílula dessa bomba para a Contracampo.

De-Lovely – Irwin Winkler 0
Devo fazer texto dessa tentativa de hagiografia de Cole Porter para a Contracampo.

Terra da Fartura – Wim Wenders 0
Até os cinco minutos finais, o filme estava fraco, com cada plano se arrastando sem o menor sentido, mas com alguma dignidade. Depois torna-se um dos filmes mais idiotas já feitos, com direito a perseguição de uma bandeira americana e um diálogo com valor cinematográfico negativo. Prova definitiva de que Wenders ficou gagá.

Os Sonhadores – Bernardo Bertolucci *
O diretor sonhou em fazer um retrato cinefilico de maio de 1968, mas caiu nas concessões de praxe, com citações mais do que didáticas, simplistas mesmo, e resoluções dramatúrgicas de quinta. Tenta chocar, mas nunca vai a fundo. É um falso subversivo, sem talento para, de outra forma, fazer seguir com classe sua pobre narrativa.

Visões da Europa – vários diretores 0
Um grande episódio: Prólogo, de Bèla Tarr. Alguns poucos simpáticos (os de Tony Gatlif, Fatih Akin, Aki Kaurismaki) e uma imensa maioria francamente dispensável, sendo condescendente.

Feminices – Domingos de Oliveira * * *
Saborosa investigação acerca da feminilidade. Ele filma, e finge se interessar pelas mulheres de quarenta, mas está falando de todas as mulheres, como fica claro em alguns depoimentos e na própria confusão do personagem com a idade das mulheres na peça que está sendo escrita dentro do filme. Cansa um pouco na metade final, a partir da superexposição aos efeitos buscados por Domingos. Ainda assim é um belo filme, no mesmo nível atingido por Amores e Separações.