quarta-feira, 3 de novembro de 2004

Filmes do dia 2/nov

Mal dos Trópicos – Apichatpong Weerasethakul * * *
Uma pena que um filme desses, de deixar qualquer espectador de verdade atordoado, tenha sido sabotado por um monte de gente que insiste em entrar no filme quinze minutos depois do início da sessão. Depois, um demente ficava fazendo barulho com uma sacola, e não adiantava reclamar que ele fazia mais. Como não queria cometer assassinato, acabei tentando abstrair a irritação. O filme? Um dos filmes com trechos dos mais maravilhosos do ano, mas falta um pequeno tanto pra ser obra-prima. Visto no Arteplex 1, com vários contracampistas, e várias pessoas desinteressadas.

Chapéu Verde – first film by Liu Fendou * *
Uma bizarrice com mudança duas mudanças de tom, ambas bem interessantes. Perde-se um pouco na tentativa de levar o espectador em uma direção específica, quando na verdade vai por outra. Chega um momento que esse artifício cansa. Mas é um filme a ser visto. Esp. Unibanco 1.

A Ferida – Nicolas Klotz * * *
Só a cena do casal sorrindo no metrô, com um princípio de adequação ao lugar, já vale o filme. Mas tem muito mais: na câmera quase sempre estática, no tempo do filme se adequando ao tempo dos personagens, no tratamento maduro do problema da imigração e seus efeitos. Faltou, talvez, uma maior contextualização do porquê da truculência policial, mas nem sei se isso pode ser considerado uma falha, já que a câmera está o tempo todo do lado dos exilados. Filme visto na poltrona massacrante do MIS.