terça-feira, 2 de novembro de 2004

Filmes do dia 1/nov

Passagens - Yang Chao * *
O tipo do filme do qual se espera mais pela simples constatação da proposta nos minutos iniciais. Você fica instigado pra ver onde vai dar tudo aquilo, com uma trama esvaziada interessantemente pela opção do diretor em trabalhar com os sentidos, explorando a paisagem como dúvida existencial dos personagens. O problema é que eu não estava à altura de conferir se o filme vai ou não muito longe. Estava com muito sono. Lutei pra não dormir no Arteplex 2.

Ouro Carmim - Jafar Panahi * *
Uma maravilhosa abertura, com belo tratamento do off screen. Depois o filme se torna modorrento em algumas partes, apesar da percepção de que algo de muito profundo está sendo analisado. Um filme com muito potencial, que Panahi não soube aproveitar completamente. Visto na Sala UOL.

Dandelion - Mark Milgard 0
Um festival de clichês, com uma trilha bacana (Sparklehorse, Cat Power...) e imagens que se pretendem profundas, mas que pela falta de originalidade afundam o filme ainda mais. Típico filme independente americano onde as intenções são muito mal trabalhadas, atrapalhando o possível trunfo do filme. Visto na UOL.

Depois teve a revisão do genial O Quinto Império, também na Sala UOL. Volto a ele quando a mostra terminar.