sábado, 6 de novembro de 2004

Filmes do dia 4/nov

Nos Campos de Batalha – Danielle Arbid *

Quando centra-se na amizade de duas quase irmãs, uma no início, outra no final da adolescência, na mais nova testemunhando os rolos amorosos da mais velha, dos passeios e paqueras o filme é bem agradável de se ver. O problema é quando resolve mostrar um pai autoritário e brutamontes, no alto de sua ignorância (em determinado momento ele mata um cachorro). O diretor ainda coloca os famosos clipes, onde uma canção embala uma série de acontecimentos mostrados em resumo, o que dá um agradável respiro, mas não ajuda o filme a ser mais do que um simpático e frustrante pedaço de bom cinema. Visto no DirecTV 1.

Bem me Quer, Mal me Quer – Maria de Medeiros *
Muito bom de se ver, ainda que mal editado, mas também seria muita incompetência fazer um filme desses sem deixá-lo no mínimo interessante. Um filme que deve ser visto, pelo que se discute dentro dele, não por qualquer mérito da diretora. Visto no DirecTV.

Maria Cheia de Graça – Joshua Marston *
Confesso que me escapa o porquê do encanto que esse filme tem despertado. Direitinho, cheio de concessões dramatúrgicas e uma baboseira tremenda em dar conotações religiosas à saga da imigrante ilegal por acidente. Visto no DirecTV 1.

De agora em diante, pretendo comentar os filmes que for vendo em repescagem, e as revisões, como a de Mal dos Trópicos (surpreendentemente votado como o melhor da Mostra pela crítica), que apesar da projeção medonha do Cinearte 1, confirmou-se como obra-prima máxima. Já o filme do Trapero, também revisto, continuou na mesma.