sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Tenho que adiantar o trabalho aqui na loja pra entrar de corpo e alma na Mostra SP. Sobra tempo para os famigerados comentários apressados sobre os filmes vistos:

-Amor à Tarde é dos mais belos Rohmers. Mostra a capacidade de mise-en-scène do diretor, que é capaz de mostrar a dúvida, o desejo, a pulga atrás da orelha em planos ora elaborados, ora de uma simplicidade esfuziante. Com enquadramentos geniais e aquela capacidade de captar intenções que ninguém mais, a não ser Cassavettes (de outra forma), consegue.
-A Dona da História não é tão ruim quanto Cama de Gato e Viva Voz. Aliás, perto desses é obra-prima. Mas não escapa da digníssima bola preta, que insiste em lhe perseguir apesar de Débora Falabella ser um belo contraponto ao piloto automático de Marieta Severo e Antonio Fagundes. Da série, cinema imitando, e mal, a TV. Só que agora em scope.
-Quem Bate à Minha Porta? é uma decepção. Bem...eu já não gosto muito de Boxcar Bertha, mas sempre achei que essa opinião mudaria numa necessária revisão. Assistir a este primeiro longa de Scorsese, no entanto, me levou a considerar que ele só aprendeu a filmar em Caminhos Perigosos.
-Paixão à Flor da Pele é surpreendente. Um roteiro bobo, que o diretor filma com frescor e habilidade. Vários truquinhos que normalmente me incomodam aqui caem perfeitamente. Leveza é a palavra.
-Descobrindo Chang Cheh, cortesia China Video. Dois filmes: O Templo de Shaolin é muito bom. A Pancadaria corre solta no quarto final. Antes só o ritual de entrada no templo, com os anseios por aprendizado e a perseverança dos que querem entrar no templo. Muito bonito o uso do scope com o zoom. Confronto em Chinatown é simpático, pra dizer o máximo. Mas talvez sofra na comparação. Vi logo em seguida a O Templo de Shaolin. Confronto fala tam´bém de perseverança, de um sonho de progressão, mesmo em outra cultura. Dá pra ver, mas não se deve esperar muito.
-A grande nova foi descoberta na coletiva de imprensa da abertura da Mostra de SP. Ninguém menos do que Manoel de Oliveira vem com uma retrospectiva de sua obra. Mas só em 2005. Esperar é viver.
-Parem as rotativas. Cat in the Brain entra no pedaço pra não deixar pedra sobre pedra. O blog de Fernando Veríssimo promete muito. É mais um contracampista que entra para o rol dos blogueiros: http://catinthebrain.zip.net