domingo, 24 de outubro de 2004

Só um adendo ao post anterior. Esse negócio de estrelas é mesmo complicado. Tarnation é uma estrela, mas está mais próximo de Subida da Maré, que é duas, do que dos outros uma estrela de ontem. Isso dito, vamos aos filmes de ontem:

6 e 7 - Geno Tsaava * *
Precedido de um curta do mesmo diretor, 6 e 7 tem como proposta formal voltar ao cinema de Meliès e Epstein. Fusões, efeitos ingênuos e que remetem aos primórdios do cinema, elementos que servem para ilustrar a religiosidade do diretor. Cortes inusitados como o de um espelho se abrindo ao som da New Age para um pé agitando como um rabinho de cachorro fazem deste filme uma instigante pedida. Não é para todos os gostos, e parte da platéia viu-se extremamente incomodada com a ingenuidade pretensamente de vanguarda do diretor (que no curta chega a citar Hans Richter, papa da vanguarda alemã dos anos 20). Visto no Cinesesc.

Má Educação - Pedro Almodovar * *
O cinema referencial, neste mais do que nunca, de Almodovar desta vez não me empolgou. A concepção mais onírica dos flashbacks é o aspecto mais forte de um filme que fica muito aquém do que se poderia esperar dele depois de Fale com Ela (sua obra-prima). A contraposição de rostos, que no filme anterior, entre os dois personagens masculinos principais, foi genial, neste é didática e preguiçosa. Não que Almodovar se sentisse na necessidade de explicar que tratavam-se da mesma pessoa. Veremos mais adiante que sua preocupação não era exatamente essa, já que ele confunde propositadamente toda a apreensão dos personagens pelo espectador. Pareceu mais uma tentativa de diálogo formal com Fale com Ela, para capturar o olhar do espectador. Vale como intenção, mas é limitado como linguagem. Ainda assim, um filme a ser visto. Visto no Cinesesc.