sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Filmes vistos no dia 28/out

Luzes Vermelhas - Cédric Kahn * *
Belo trabalho de atmosfera, com seus deslizes, mas nada muito comprometedor. Darroussin é um dos grandes atores do cinema francês, mas Kahn, que superou um pouco o razoável O Tédio (sorry, Bruno, ouvi dizer que você adora ofilme), ainda tem que mostrar mais. Por enquanto seu cinema mostra um potencial inegável, mas nem sempre bem realizado. Visto no Arteplex 2.

Eden - Amos Gitai *
Claude Berri baixou no diretor israelense. Filme todo falado em inglês (e não é por isso que deixa a desejar) com um andamento típico do cinema de qualidade francês. A primeira meia hora é boa, mas o filme vai perdendo o interesse na medida que Gitai parece ele próprio desinteressado. Coloca a câmera em qualquer lugar, enquadra com desleixo e abandona seu fetiche pelo plano-seqüência. Visto no Cinesesc.

Berlim Jerusalem - Amos Gitai * * *
Filme complicado de se analisar. Foi o primeiro filme de Gitai que vi. Agora na revisão, algumas coisas que me impressionavam muito decepcionaram dessa vez, como o travelling final, meio arbitrário e ingênuo. É um filme forte, ainda, pelo rigor de encenação e pelos enquadramentos fassbinderianos. Engraçado como a cada filme de Gitai que vejo, mais gosto de Esther, seu primeiro longa de ficção. Berlim Jerusalem foi visto no Cinesesc.

Memória del Saqueo - Fernando Solanas * *
Filme cheio de problemas, como a exploração de imagens chocantes para se chegar à oposição política pretendida pelo diretor. Um belo exemplo é a imagem do bebê subnutrido, bem desagradável de se ver. Mas até que ponto não é necessária sua revolta, sua intenção de que a memória da crise seja preservada. O desespero de Solanas, e sua fúria com os governos que abrem as pernas para os interesses dos banqueiros, justificam-se. A maneira como ele ordena os acontecimentos, longe de um didatismo, expõe melhor o porquê de sua revolta. É cinema de oposição, sim, como Michael Moore sonha em um dia fazer. Visto no Esp. Unibanco 1.