quinta-feira, 15 de abril de 2004

algumas coisas:

- Elefante melhora ainda mais com a revisão. Sala Arteplex 9 cheia, pessoas barulhentas no início do filme calam-se com menos de dez minutos de projeção. No final, várias delas perplexas, tentando entender o filme, a vida, a pipoca...sei lá.

- Edição nova da Contracampo no ar. Todos os textos sobre Elefante estão muito bons. Ainda não li tudo, dia meio infernal, com ida ao médico e complicações menores na loja, mas pretendo devorar a edição que promete ser das melhores da história da revista.

- Entrevista com John Landis no DVD de Um Lobisomem Americano em Londres: nada demais, a não ser que Landis está muito parecido com Leonard Maltin. Perigo. Perigo. Ele jura que não queria fazer comédia, que queria algo muito assustador. Conseguiu fazer as duas coisas. O "behind the scenes" é muito bom, com Landis dublê sendo reprovado pela equipe.

- Dois amigos mezzo-cinéfilos/mezzo picaretas gostaram de Onde Anda Você, filme que anda causando náuseas na Contracampo. Um deles ainda disse que é um filmaço, mesmo com suas falhas. Bom...a disparidade grande que existe entre minhas preferências e as deles me fazem ir com o pé atrás. por outro lado, sempre tenho boa vontade com filmes brasileiros, desde que não sejam realizados por boçais. Rezende, de quem só gosto, e moderadamente, de O Homem da Capa Preta, ainda não entrou nessa categoria. Devo ver hoje.

- Blog novo no ar. Os Cinéfilos conta com Bruno Moura e Thiago Sardenberg. Um grande mérito parece ser a constante divergência entre os cinéfilos escritores. Proposta interessante que deve ser frequentada.

- Medo de ver Benjamin, um dos poucos livros que não consegui ler inteiro, de um dos maiores artistas populares de todos os mundos e tempos, Chico Buarque. De Monique Gardenberg não espera muito, pra quem viu Jenipapo. Mas devo ver...

- Sinuca vai, sinuca vem, e o Beto continua sendo um pato. Quero um adversário de respeito. Coisa mais sem graça. E nem jogo muito bem. Mas a atual onda de jogatinas no pano verde me faz lembrar A Cor do Dinheiro (que acho um pouco superior a Desafio à Corrupção, que pretendo rever para reparar possíveis injustiças). Lembro de Forest Whitaker, fantástico, se fingindo de bobo para ganhar grana de Eddie Felson/Paul Newman. Lembro do balé da câmera em cima da mesa. E de Eddie encerrando o filme com "I'm back".