segunda-feira, 9 de junho de 2008

Lista dos 20 melhores filmes dos anos 2000, enviada para a Liga dos Blogues Cinematográficos. As posições podem mudar de acordo com o dia, e eu acrescentei mais alguns títulos que poderiam ter entrado tranqüilamente na lista principal, tivesse eu começado a lista minutos antes, ou depois. A correria dos últimos dias me impediu de ser justo com alguns filmes, e de consultar minhas anotações. Foi tudo de lembrança. Mas é sempre injusto assim, penso eu...

1) Marcas da Violência, de David Cronenberg
2) Mal dos Trópicos, de Apichatpong Weerasethakul
3) Elogio ao Amor, de Jean-Luc Godard
4) O Quinto Império, de Manoel de Oliveira
5) Menina de Ouro, de Clint Eastwood
6) Em Busca da Vida, de Jia Zhang-ke
7) Eureka, de Shinji Aoyama
8) O Signo do Caos, de Rogério Sganzerla
9) Amantes Constantes, de Philippe Garrel
10) Dez, de Abbas Kiarostami
11) Femme Fatale, de Brian De Palma
12) Adeus Dragon Inn, de Tsai Ming-liang
13) Anjos Exterminadores, de Jean-Claude Brisseau
14) Vai e Vem, de João Cesar Monteiro
15) A Hora da Religião, de Marco Bellocchio
16) Serras da Desordem, de Andrea Tonacci
17) A Espiã de Paul Verhoeven
18) Maria, de Abel Ferrara
19) A Floresta dos Lamentos, de Naomi Kawase
20) Kill Bill 1, de Quentin Tarantino
------------------------------------
Lado B:
Porto da Minha Infância, de Manoel de Oliveira
Fale com Ela, de Pedro Almodóvar
Meu Deus Meu Deus, Por Que Me Abandonastes?, de Shinji Aoyama
Pulse, de Kiyoshi Kurosawa
Cinco, de Abbas Kiarostami
Que Horas São Aí?, de Tsai Ming-liang
Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood
Go Go Tales, de Abel Ferrara
A Flor do Mal, de Claude Chabrol
Terra dos Mortos, de George A. Romero
A Casa do Lago, de Alejandro Agresti
Le Monde Vivant, de Eugène Green
Le Pont des Arts, de Eugène Green
O Mundo, de Jia Zhang-ke
Juventude em Marcha, de Pedro Costa
Elefante, de Gus Van Sant
Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola
Shara, de Naomi Kawase
Lady Chatterley, de Pascale Ferran
Medos Privados em Lugares Públicos, de Alain Resnais
------------------------------------------
obs: é óbvio que eu devo ter esquecido de uns dois ou três. A memória é imparcial.