segunda-feira, 28 de março de 2005

Seção Expectativas (de filmes que ainda não vi, mas devo ver nos próximos dias):

- Reencarnação - alguns na contracampo gostaram, outros não. Pelo trailer, sem ter visto o filme anterior do diretor, espero um filme de mediano a razoável.

- O Casamento de Romeu e Julieta - acho Bossa Nova simpático, e a idéia por trás de Casamento bem interessante. Apesar de notar que pelo trailer deve ter muita patacoada de quem não entende a paixão do futebol, espero um filme bem longe do desprezível.

- Herói - Gosto de Zhang Yimou até Tempos de Viver. Depois o cinema dele desandou, com filmes piegas e mal decupados como Nenhum a Menos e O Caminho para Casa. Não me incomodo com beleza vazia, mas não espero muito se a preocupação for só essa.

- O Chamado 2 - Hideo Nakata é a nova coqueluche. Sou facinho para esse tipo de cinema que quer assustar, mas na hora de pensar se gostei, fica tudo mais complicado. O diretor se disse preocupado em fazer sucesso nos EUA, por isso caprichou nos sustos e deixou de lado a atmosfera. Uma grande pena, mas pode até ser passável.

- O Principe da Cidade - Tenho que rever alguns Lumet para um texto da Contracampo. Tive uma relação de gangorra com esse diretor. Antes, achava um diretor meio sem sal que de vez em quando acertava. Quando descobri esse filme, revi alguns e descobri outros tantos, e comecei a gostar mais, bem mais de Lumet. Agora, a série de revisões começou com Até os Deuses Erram, que caiu um pouco, e Serpico, que continuo achando apenas bom. Revisão em VHS é uma calamidade, mas fazer o quê?

- vários filmes de John Cassavetes - Amigos próximos que adoram, a meu ver de uma maneira que pode ser meio cega, o cinema dele poderiam condicionar minhas impressões, negativamente, como forma de compensação. Mas como esses filmes eu quero muito ver há pelo menos dez anos e nunca consegui, essa vontade, que pode ser também influenciadora, deve falar mais alto. Shadows já se saiu muito bem.