sexta-feira, 18 de março de 2005

Muitos filmes vistos sem sequer uma linha de comentário. Então, vamos lá.

- India Song é impressionante. Lembra Fassbinder (pelo uso marcadamente artificial dos atores), principalmente Roleta Chinesa; e Marienbad, pelo lado lúdico que invade cada cena. Mas tem um algo a mais quando ela (Duras) se detem nos objetos e na arquitetura dos lugares. Filme pra rever, até porque vi com muito sono e, se consegui evitar alguns cochilos o preço foi a dispersão em alguns momentos. Ainda estou em dúvida se é três ou quatro estrelas, mas vai acabar sendo quatro. E quem não gosta de filme datado deve passar longe.

- Revisão de John Landis pensando em alguma idéia pra um texto mais geral na Contracampo. Resultado: não tive idéia alguma, Trocando as Bolas se tornou o único filme de Landis até agora a cair numa revisão (de nota 8 pra 7,5 - o suficiente pra baixar uma estrela...hehe). E Um Principe em NY subiu um pouco (de nota 8 pra 8,5). Os dois são muito mais dependentes do roteiro do que o habitual do diretor, principalmente Trocando as Bolas, que tem um roteiro bem capenga que ele não sabe disfarçar muito bem.

- Assassinato por Encomenda, de Michael Ritchie, tem belos momentos, mas deixa um sabor de decepção no final. Algumas piadas são muito bobocas, e aquela trilha horrenda irrita muito.

- Hora de Voltar é um apanhado de clichês do cinema independente americano por um diretor que sabe filmar, mas insiste sempre em buscar à forceps uma poesia ingênua, que teve seu lugar nos anos 80. Mais um plano em plongée com o ventilador funcionando lentamente, portanto não ventilando, em destaque. Momento lamentável de um filme medíocre.

- Se a leitura certa para Constantine, como andei lendo por aí, fosse a de um filme sobre a descoberta dos bons sentimentos pela parábola do vício em nicotina que se encerra, seria o pior filme do mundo. Como não é...e eu sei lá o que quer que seja, o filme é apenas fraquinho, com alguns momentos empolgantes, muito mais por conta do tema céu versus inferno do que por qualquer grande sacada de direção.