quinta-feira, 30 de junho de 2005

Finalmente vi a série Star Wars em sequência, alugando os episódios IV, V e VI. Não entendo como é quase unânime o desprezo pelo Retorno do Jedi, talvez o melhor episódio de toda a série. Até concordo que os Ewoks são meio fofinhos demais, e que o filme ganha contornos infantis com eles, mas em todos os episódios, o que menos interessa é acompanhar os rebeldes, os mocinhos. Os filmes sempre crescem quando os vilões estão em cena. São deles as melhores falas, são com eles que se dá toda a atmosfera necessária para que a saga não ficasse com jeito de aventura exclusivamente para crianças. Nesse ponto, tirando o episódio I, os episódios filmados por último levam vantagem, pois em meio aos chatos jedis e suas filosofias rastaqueras tinha sempre um Palpatine e um Anakin para desequilibrar o conjunto com seus rompantes de humanismo (por vezes doentio, como no caso de Palpatine). Han Solo, na trilogia antiga, era o responsável por esse equilíbrio, mas sua progressiva conversão ao polianismo é compensado em O Retorno de Jedi por uma maior participação dos malvados, e por uma curiosa caracterização do "lar" de Jabba.

Em O Retorno de Jedi, temos também o melhor confronto mocinho/bandido de toda a série, com o duelo entre Luke e Vader sendo travado sob o olhar irônico de Palpatine. É quando a máscara de Vader interpreta. O que ele tem de humano salta aos olhos, e é muito interessante também como pai e filho se comunicam por pensamento. A montagem paralela, a exemplo do A Vingança dos Sith, atrapalha (ainda que um pouco menos), pois queremos ver o duelo e não a batalha com as naves (algo muito bom de se ver só pra quem é fanático por efeitos especiais).

Richard Marquand é um diretor melhor que Lucas e Kershner. Nota-se que os enquadramentos do Retorno... são bem diferentes (e um tanto melhores) dos do resto da série, o que me leva a crer (e eu ainda não pesquisei se procede) que Lucas não se envolveu tanto nas filmagens quanto em Império Contra-ataca. Quando Vader está em cena, há uma preocupação em revelá-lo sempre por detrás de alguma coisa muito escura, como na bela cena das luzes aparecendo e indicando que a porta estaria sendo aberta para sua entrada. Ou no brilhante duelo, quando Vader praticamente predomina no quadro, e percebe-se o seu amor pelo filho desde o primeiro contato entre os sabres. Há uma atenção maior aos elementos que compõem o quadro. Uma mise-en-scène mais elaborada.

Enfim, se todos os episódios, excetuando o desastroso A Ameaça Fantasma (do qual mal se aguenta ver dez minutos) são muito próximos em qualidade, com vários problemas e vários acertos em todos eles, graduações de * * (às vezes, graduações de 7 e 7,5 - complicado, não?), não consigo deixar de pensar que O Retorno de Jedi é o melhor deles. Arrisco um top, sujeito a mudança de opinião:

(entre parênteses a nota, de zero a 10)

1- O Retorno de Jedi (7,5)
2- A Vingança dos Sith (7,5)
3- O Império Contra-Ataca (7)
4- O Ataque dos Clones (7)
5- Uma Nova Esperança (7)
6- A Ameaça Fantasma (4)