sábado, 18 de dezembro de 2004

Mother, Jugs & Speed – Peter Yates (1976) * * *
Bill Cosby, Raquel Welch e Harvey Keitel são os três paramédicos do título, respectivamente. Só essa escalação, com Bill Cosby (Ving Rhames?) tendo o singelo nome de Mother (lá pelas tantas, Raquel Welch vira parteira, uma pista para o porquê do apelido de Cosby). Lembram-se de Vivendo no Limite? Semelhanças entre os filmes existem, mas os diretores partem de ideais opostos e vão para direções opostas. Yates tem boa mão. Não é um autor, mas um artesão dos melhores (ei, Cruno, viu que eu não usei a palavra competente?). Seus grandes filmes são Bullit, Os Quatro Picaretas e Os Amigos de Eddie Coyle. Mas O Fiel Camareiro sustenta-se léguas acima dos cacoetes do cinema de arte daquela época (1983). Mesmo ano de Krull, filme aventura de sessão da tarde que só eu mesmo, defensor de filmes ruins, pra gostar. Murphy’s War e Breaking Away têm momentos de uma beleza desconcertante, e Pesadelo na Rua Carrol é um eficiente suspence com Kelly McGilllis.Yates era assim, mudava drasticamente de tom de um filme para outro. Irregular, mas sempre com grande interesse. Mother, Jugs & Speed tem um humor peculiar, com destaque para os excelentes diálogos, e algumas gags muito boas. Tem dois momentos barra-pesada também, com uma bela construção atmosférica. É datado, com seu climão discoteque, mas isso não me incomoda. Ainda vou rever filmes do Yates em seqüência para entender porque seu cinema me encanta de tal maneira. Diretor sem obras-primas, mas com muitos filmes deliciosos. Foi parar na televisão em meados dos anos 90.