segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O primeiro Antonio Reis (foto) a gente nunca esquece. Sensacional Trás-os-Montes, que ele fez com sua mulher Margarida Cordeiro em 1976. Moradores de várias aldeias da região (norte de Portugal) interpretando o próprio cotidiano. São emocionantes as seqüências de fábula, que invadem o documental com uma sutileza incrível. Diante de um filme desses eu nem sei bem o que dizer. Fico pasmo, emocionado, intrigado, e sem palavras. Lembrei de Straub, claro, e por conseqüência de Pedro Costa (em alguns momentos), de Veredas, do Monteiro (que pelo que me lembro e pelo que conversamos depois da sessão, se passa na mesma região), dos primeiros do Herzog. Fiquei procurando a aldeia do meu avô, Guarda, ou a da minha avó, Fetera. Mas elas não aparecem no filme. Devem ser de outra região. Uma delas, diziam na família, era cercada por montanhas, e de difícil acesso.