sexta-feira, 8 de agosto de 2008


A foto acima é de uma das maiores obras-primas do cinema: O Intendente Sansho, de Kenji Mizoguchi. Ideal para ilustrar este post feito para anunciar nosso curso, a ser realizado de setembro a novembro.

-----------------------------------------

PANORAMA DO CINEMA JAPONÊS

Dividido em três módulos, o curso pretende dar um panorama desse cinema riquíssimo, muito falado, mas pouco visto e discutido que é o cinema japonês, com base na análise das obras de alguns de seus principais diretores. Todas as aulas terão um filme base, que será exibido na íntegra, e uma análise da carreira do diretor enfocado, com trechos de alguns de seus filmes mais importantes.

O módulo I abordará os mestres, desde o mais ligado a uma tradição contemplativa da cultura e da narrativa japonesa (Ozu) até o mais ocidentalizado (Kurosawa), passando pelos mestres no retrato das mulheres nipônicas (Mizoguchi e Naruse).

O módulo II analisará o cinema moderno japonês (que foi chamado de nouvelle vague japonesa), um cinema iconoclasta, de estéticas radicais e de algum escândalo, como por exemplo, Nagisa Oshima, o cineasta dessa geração mais famoso no ocidente em razão de seu Império dos Sentidos.

O módulo III buscará compreender os cineastas contemporâneos, as diferenças estéticas entre eles; a opção pelo cinema fantástico em Kiyoshi Kurosawa e a violência estetizada de autores como Takeshi Kitano.

MÓDULO 1 – OS MESTRES

(dia 4/09)

1) Yasujiro Ozu e a poesia do cotidiano.
-filme base: Bom Dia

(dia 11/09)

2) Kenji Mizoguchi: a força de um olhar.
-filme base: O Intendente Sansho

(dia 18/09)

4) Akira Kurosawa e o flerte com o ocidente.
-filme base: Trono Manchado de Sangue

(dia 25/09)

3) Mikio Naruse e a mulher japonesa.
-filme base: Mamãe

MÓDULO 2 - A NOUVELLE VAGUE JAPONESA

(02/10)

1) Nagisa Oshima e a ousadia conceitual
filme base: Juventude Desenfreada

(09/10)

2) Shohei Imamura e a marca da crueldade
filme base: Todos Porcos

(16/10)

3) Seijun Suzuki e a ousadia formal
filme base: Tokyo Violenta (ou A Marca de um Assassino)

(23/10)

4) Hiroshi Teshigahara: a parceria com o escritor Kobo Abe
filme base: A Mulher das Dunas

MÓDULO 3 - O CINEMA JAPONÊS CONTEMPORÂNEO

(30/10)

1) Takeshi Kitano: a versatilidade
filme base: Hana-bi

(6/11)

2) Kiyoshi Kurosawa: o verdadeiro novo mestre do Terror
filme base: Cure

(13/11)

3) Hirokazu Kore-eda e o místico oriental
filme base: Depois da Vida

(20/11)

4) Takashi Miike: entre a sugestão e a ultra violência
filme base: Audition

O curso tem um total de doze aulas, de três horas e meia cada.

Às quintas-feiras, das 19h30 às 23h.


Professores:

Sérgio Alpendre é editor da Paisà e redator da Contracampo.

Francis Vogner dos Reis é redator da Cinética e da Paisà.

Filipe Furtado é editor da Paisà.

QUANTO: R$ 400,00 em duas vezes, ou R$ 350,00 (em uma parcela).

ONDE: Rua Aureliano Coutinho, 278 - conj. 32
Higienópolis - São Paulo Fone: 3825-8141 / 7414-3534