segunda-feira, 17 de maio de 2004

Correio do Inferno (1951) Henry Hathaway * * *
Uma lição de rítmo e estilo, do grande artesão Hathaway. Personagens esquemáticos, mas perfeitamente de acordo com os cânones do gênero. Perfeito domínio de enquadramento e duração de cenas, o melhor filme dele, dos que vi. Tyrone Power não convenceria se tivesse que ser durão e faz muito sentido que seja Susan Hayward que salve a barra deles. Há uma seqüência muito boa com o bebê (a filha de Hayward no filme) saindo pelo buraco que eles tinham feito para a fuga. Ela, na mira da arma de Tevis, o bandido ogro, é de ficar com o coração na boca. Uma maravilha de atriz, por sinal, de fazer lembrar Ponette. Existe uma tensão entre Hayward e Power que é muito bem sacada. Ele, meio indefinido sexualmente, ela, forte e despojada. Dessa tensão o diretor extrai belos momentos de cinema. A câmera sempre colocada numa posição que confronta os dois, e ao mesmo tempo aproximando-os. Está passando no Telecine classic e é altamente recomendado