segunda-feira, 8 de outubro de 2007


Across the Universe, de Julie Taymor. Delicioso filme brega. Passa na Mostra SP. As versões das músicas dos Beatles vão do medíocre ao competente, mas a maneira como Taymor as insere na trama é, digamos, esperta, apesar de se render a algumas obviedades na ilustração das letras. Algumas sacadas sobre os bastidores dos discos da banda e o uso inteligente da citação de "She Loves You" no final de "All You Need Is Love" estão entre as melhores coisas do filme, que dialoga tão bem com uma beatlemania obsessiva que eu achei que ia ter até o "pega o cavaquinho" no meio do coro de "Hey Jude". Apesar das obviedades, não tocou "Dr. Robert" nem "Sexy Sadie", nomes de dois personagens. Taymor, ao contrário de mim, prefere o Lennon ao McCartney. Mas isso não prejudica o filme, e nem poderia, claro. Também me lembrei do Ragtime e Hair, ambos de Milos Forman. E acho que foi intencional da diretora provocar essas lembranças, já que não fui o único.