domingo, 30 de dezembro de 2007


Comentários sobre alguns filmes vistos recentemente em casa.

Strip Search (2004-versão de 56 min.) - Sidney Lumet * * *

Dois interrogatórios. Um na China, outro nos EUA. Situação espelhada que às vezes irrita pela obviedade, e não é totalmente necessária para que Lumet seja realmente incisivo. A fala do professor no início do filme - que é repetida no final - me parece atingir o alvo muito mais em cheio. Mas as seqüências dos interrogatórios são realmente surpreendentes. E a entrega de Maggie Gyllenhall é muito boa de se ver.

Além do Azul Selvagem (2005) - Werner Herzog * * *

Premissa bem doida, que Herzog nem sempre leva às últimas conseqüências. Entendo que a intenção era fazer uma mescla do documentário mais careta e institucional com uma ficção tresloucada que se disfarça desse mesmo documentário careta, mas em alguns momentos o filme fica comportado demais, pendendo para o didatismo. Os vinte primeiros minutos são um primor.

O Albergue (2005) - Eli Roth * *

Muito bem filmado, com uma escolha de elenco competente e a eterna molecagem masculina valendo um bom número de belos planos. Patina um pouco na metade final, quando soluções toscas vêm para fazer com que a narrativa ande (penso sobretudo no mais inteligente dos personagens caindo feito patinho na armadilha, ou no diálogo com o cliente doidão em inglês - essa eterna mania de esperar que o espectador esqueça que eles estão na Eslováquia).

Fantasma (2006) - Lisandro Alonso *

Cinema fetichista e egocêntrico. O filme não me diz nada, ao contrário de Los Muertos, que não me diz muita coisa, mas ao menos faz com que eu queira seguir o trabalho do Alonso, irmão bastardo de Sharunas Bartas (outro que já esteve sob suspeita), cujo A Casa, se não me falha a memória, lembra um pouco este Fantasma). Nem os comentários de espectadores revoltados por terem gastado dinheiro com o que, segundo eles, é uma "perda de tempo", me fizeram simpatizar um pouco mais com o filme.

- obs: talvez este seja o último post do ano, e o último com comments. Espero que continuem me visitando em 2008.