quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Mais comentários rápidos sobre filmes vistos:

Colateral é mais uma prova da habilidade de Michael Mann. Se não é tão bom quanto Fogo Contra Fogo (ainda seu melhor filme), também não tem tantos problemas quanto O Informante. O único problema é que o filme segue em banho maria, apesar de muito bem filmado, até a seqüência do tiroteio na casa noturna, a dois terços do final do filme. Daí em diante o filme melhora, tendo inclusive uma outra grande seqüência (que poderia durar mais), de perseguição em um prédio comercial sem iluminação.

Redentor é, como disse o Inácio Araújo, o filme mais interessante da Conspiração. Ainda que Claudio Torres seja meio tateante entre o rebuscamento mau feito e a segurança de explorar os atores (Pedro Cardoso, por exemplo, está irrepreensível - é sua melhor atuação). Alternar plongée com contra-plongée é um artifício que só os grandes sabem fazer. E Torres fez muito mal. Mas o filme se segura bem, especialmente depois que fica despirocado.

Sobre Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera não tenho algo a dizer, a não ser que é um dos maiores convites ao sono que testemunhei neste ano. Kim Ki-Duk sempre me pareceu um embuste, mesmo com aquela enganação chamada A Ilha.

O melhor filme de Richard Linklater é, sem dúvida, Before Sunset. Aqui, ao contrário dos demais filmes do diretor, é justo falar em Rohmer, pois como ele, Linklater capta muito bem as intenções dos personagens, o momento em que eles hesitam em seguir seus impulsos. A entrega existe, e era o que faltava a Before Sunrise, que é um bom filme, mas se perde numa busca por um estilo que sufoca o que não está na superfície dos personagens. E o final é de antologia.