sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Cobertura do Festival do Rio e da Mostra SP em:

www.revistapaisa.com.br/paisablog

Adianto aqui que o novo de Sidney Lumet, Find me Guilty, é muito bom, assim como Bamako, de Abderrahmane Sissako. São disparados os melhores filmes novos do festival.

domingo, 24 de setembro de 2006

Antecipando, mas imitando o Filipe, mando aqui minha lista que irá para a Liga dos Blogues. Como apêndice, uma lista do 21 ao 30. e depois os filmes de 31 a 60, em ordem cronológica. Não quis fazer 100 como o Filipe porque ia me dar muito trabalho, e eu tenho que correr aqui para fechar a Paisà e ir pro Festival do Rio. Mas 50 eu também não consegui. Então resolvi fazer 60, para homenagear a década. Ficou muita coisa fantástica de fora, eu sei. Alguns adoro demais, mas vi há muito tempo (caso dos Tarkovski, de alguns Bergmans, Fellini, Truffaut, Chabrol e tantos outros). E faltam alguns que eu não vo, mas imagino que entrassem em algum lugar aí.

Já discordo de mim mesmo. Fazer o quê?

1) Faces, de John Cassavetes (1968)

2) Dois Destinos, de Valério Zurlini (1962)

3) O Anjo Exterminador, de Luis Buñuel (1962)

4) O Leopardo, de Luchino Visconti (1963)

5) Crônica de Anna Magdalena Bach, de Jean-Marie Straub e Danielle Huillet (1967)

6) Terra em Transe, de Glauber Rocha (1967)

7) O Desprezo, de Jean-Luc Godard (1963)

8) A Esposa Solitária (Charulata), de Satyajit Ray (1964)

9) O Ano Passado em Marienbad, de Alain Resnais (1961)

10) O Homem que Matou o Fascìnora, de John Ford (1962)

11) Il Posto, de Ermanno Olmi (1961)

12) A Pirâmide Humana, de Jean Rouch (1961)

13) Hatari, de Howard Hawks (1962)

14) Tempestade Sobre Washington, de Otto Preminger (1963)

15) Era Uma Vez no Oeste, de Sérgio Leone (1969)

16) A Grande Testemunha, de Robert Bresson (1966)

17) Persona, de Ingmar Bergman (1966)

18) Duas Garotas Românticas, de Jacques Demy (1966)

19) Sangue Sobre a Neve, de Nicholas Ray (1960)

20) Os Pássaros, de Alfred Hitchcock (1963)

----------------------------------------------------------

21) Harakiri, de Masaki Kobayashi (1960)

22) São Paulo S/A, de Luiz Sérgio Person (1965)

23) O Terror das Mulheres, de Jerry Lewis (1961)

24) Oito e Meio, de Fellini (1963)

25) A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos (1965)

26) Falstaff / Chimes at Midnight, de Orson Welles (1965)

27) Todos Porcos, de Shohei Imamura (1960)

28) Errado Pra Cachorro, de Frank Tashlin (1963)

29) Minha Noite com Ela, de Eric Rohmer (1969)

30) Quando o Amor é Cruel, de Luigi Comencini

31-60 - ordem cronológica

1960

A Um Passo da Liberdade, de Jackes Becker
Audazes e Malditos, de John Ford
Les Yeux Sans Visage, de Georges Franju
A Tortura do Medo, de Michael Powell
Dia de Outono, de Yasujiro Ozu

1961

Viridiana, de Luis Buñuel
Jules et Jim, de François Truffaut

1962

O Silêncio, de Ingmar Bergman
I Fidanzati, de Ermanno Olmi

1963

Paixões que Alucinam, de Samuel Fuller

1964

O Manuscrito de Saragoça, de Wojtech Has
O Otário, de Jerry Lewis
Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha

1965

Simão do Deserto, de Luis Buñuel
Pierrot Le Fou, de Jean-Luc Godard
Bunny Lake is Missing, de Otto Preminger

1966

A Religiosa, de Jacques Rivette
Ride in the Whirlwind, de Monte Hellman
Tokyo Drifter, de Seijun Suzuki
Sete Mulheres, de John Ford

1967

Eldorado, de Howard Hawks
Weekend à Francesa, de Jean-Luc Godard
A Condessa de Hong Kong, de Charlie Chaplin

1968

Memórias do Subdesenvolvimento, de Juan Gutierrez Alea
A Infância Nua, de Maurice Pialat
O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla
Sentado à Sua Direita, de Valério Zurlini

1969

Matou a Família e Foi ao Cinema, de Júlio Bressane
A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
Meu Nome é Tonho, de Ozualdo Candeias

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Filmes vistos recentemente:

revisões em negrito


Pai e Filho - Aleksandr Sokurov (E.Unibanco 1) * *
Férias Frustradas de Natal - Jeremiah Chechik (DVD) * *
Meu Nome é Ninguém - Tonino Valerii (DVD) * * * *
O Libertino - Laurence Dunmore (Arteplex 7) *
Coisas Secretas - Jean-Claude Brisseau (emule) * * * *
Viagem Maldita - Alexandre Aja (Arteplex 5) * * *
Estamira - Marcos Prado (Arteplex 8) * * *
Abismos do Medo - Neil Marshall (E.Unibanco 1) * * *
Os Deuses e os Mortos - Ruy Guerra (CCBB) *
Zuzu Angel - Sérgio Rezende (Arteplex 2) *
A Fogueira das Vaidades - Brian De Palma (DVD) * *
I Love Your Work - Adam Goldberg (DVD) * *
O Alvo - Kim Ki-duk (Cinesesc) mico
Assombração - Danny e Oxide Pang (Bristol 5) * * *
O Tempo que Resta - François Ozon (E.Unibanco 1) * *
O Sabor da Melancia - Tsai Ming-liang (R.Cultural 2) * * * *
Obrigado por Fumar - Jason Reitman (Arteplex 2) * * *
Quadrilha de Sádicos - Wes Craven (DVD) * *
Ele, o Boto - Walter Lima Jr. (DVD) * * *
Miami Vice - Michael Mann (Mt.Santa Cruz 3) * * * *
A Vila - M.Night Shyamalan (DVD) * * *
A Dama na Água - M.Night Shyamalan (Arteplex 1) * *
O Que Você faria? - Marcelo Piñeyro (E.Unibanco 1) * * *
Sinais - M.Night Shyamalan (DVD) * *
Anjos do Sol - Rudi Lagemann (Lumiere 1) mico
O Furacão - John Ford (DVD) * * * * *
Dália Negra - Brian De Palma (Arteplex 1) * * * *
O Mestre do Kung-Fu - Agnès Varda (dvix) * * * *
Jane B. pour Agnès V. - Agnès Varda (dvix) * * * *
Todos Porcos - Shohei Imamura (dvix) * * * * *
Daguerreotipos - Agnès Varda (dvix) * * *
Páginas Íntimas - Agnès Varda (CCBB) * * *
Documentira - Agnès Varda (CCBB) * * * *
As Duas Faces da Felicidade - Agnès Varda (dvix) * * *
Os Panteras Negras - Agnès Varda (dvix) * *
O Inocente - Luchino Visconti (DVD) * * * * *
Cortina Rasgada - Hitchcock (DVD) * * * *
Dois é Bom, Três é Demais - Russo Bros (Mt.Sta.Cruz 10) * *
O Maior Amor do Mundo - Cacá Diegues (Arteplex 1) * *
Vôo United 93 - Paul Greengrass (Arteplex 3) * *
Serpentes a Bordo - David R. Ellis (Arteplex 8) * * *
Volver - Pedro Almodovar (Fox) * * * *
Lianna - John Sayles (DVD) * * * *
The Hitch-Hiker - Ida Lupino (DviX) * * * *
Eu Me Lembro - Edgard Navarro (Belas Artes Villa Lobos) * * *
Xeque-mate - Paul McGuigan (Arteplex 2) * *
A Última Noite - Robert Altman * * *

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Dois filmes distintos, duas sensações parecidas. Primeiro Vôo United 93, de Paul Greengrass, que é filme pra se contorcer na poltrona de tão tenso, mas, analisado friamente, pouco oferece além de uma limitada simulação dos eventos trágicos. E uma simulação até certo ponto comportada, pois ao escolher a câmera na mão, trêmula e urgente, como a de uma reportagem frenética, ele fez o óbvio, o que se esperava, o tratamento que busca enquadrar o tema dentro do espectro que o público aceita como adequado. Nesse caso, uma direção mais acadêmica seria mais subversiva, mais fria e até incômoda. Mas talvez nem fosse o tratamento adequado. Talvez o problema esteja na montagem, que faz com que o filme seja um crescendo de agonia e dramaticidade, culminando no ato heróico que todos conhecem.

Depois, ou antes, no caso, veio o novo de Cacá Diegues, O Maior Amor do Mundo, filme que por muito pouco escapou de ser bem agradável aos meus olhos. José Wilker está muito bem, ainda que exagere em alguns momentos. E o filme tem vários planos arriscados, sendo que alguns dão muito certo, como os que mostram o protagonista, menino ou Wilker, fechando um dos olhos, com a câmera mostrando predominantemente o que ele vê. Também os que mostram ele tentando uma vida fugaz com Luciana (Taís de Araújo) são dignos de nota. São momentos em que o filme cresce, se torna ago pulsante. Em outros, o que existe é apenas a intenção de fazer uma cena poética, como os olhos de Wilker chorando em primeiro plano, ou os primeiros flashbacks. É um filme bem melhor do que muitos estão dizendo por aí, uma espécie de A Grande Cidade mais modesto.

Cacá Diegues em estrelas (de mico a cinco):

Ganga Zumba (1964) mico
A Grande Cidade (1966) * * *
Os Herdeiros (1970) mico
Quando o Carnaval Chegar (1972) * * *
Joanna Francesa (1973) * * *
Xica da Silva (1976) *
Chuvas de Verão (1978) * * *
Bye Bye Brasil (1979) * * *
Quilombo (1984) * *
Um Trem para as Estrelas (1987) * *
Dias Melhores Virão (1989) * *
Veja essa Canção (1994) *
Tieta (1996) * *
Orfeu (1999) *
Deus é Brasileiro (2002) *
O Maior Amor do Mundo (2006) * *

terça-feira, 5 de setembro de 2006

Le Petit Amour (aka Kung-Fu Master) talvez seja o melhor filme de Agnès Varda. É incrível como quase sempre em seu cinema ela consegue afastar qualquer possibilidade de abstração ou despolitização e abraçar, talvez por isso mesmo, o mundo de sua época. Estamos em 1987, e as campanhas preventivas da AIDS estavam no auge. Nesse interim, Jane Birkin, bela como sempre, se apaixona pelo garoto de 14 anos vivido por Mathieu Demy (filho de Varda com Demy, ou ando meio desligado?). Uma das filhas de Jane é sua filha também na vida real: Charlotte Gainsbourg. A outra é filha de Jacques Doillon, Lou, que vemos aqui ainda pequenina. A presença da neura da época faz de certas seqüências do filme algo datado, mas a mão sutil da diretora consegue alguns momentos raros. O filme começa com tom melancólico, mas Varda inverte a situação com um pós-créditos inesquecível e muito engraçado, para depois voltar ao tom que imprime durante a maior parte do filme. Em especial dá pra notar a suavidade de sua mise-en-scène, e a decupagem precisa e cadenciada. São 78 minutos de puro prazer estético, aliado a uma sensibilidade insuperável ao narrar um romance fadado ao fracasso, com um final bonito e cruel.